quinta-feira, 25 de julho de 2013

Psicologia ou Psicanálise?

       Para dar as boas vindas ao retorno do blog, resolvi responder a pergunta que as pessoas mais me fazem:

Qual é a diferença entre Psicologia e Psicanálise?

       Bom, vamos lá.

     A Psicologia é o estudo da psique que, em sua origem grega, significa alma ou mente. Para a Ciência, a Psicologia é o estudo dos processos mentais e dos comportamentos humanos. Temos que tomar cuidado para não confundirmos com os termos usados popularmente, quando se fala sobre idéias ou culturas diferentes pois, neste caso, não se trata de ciência e sim do senso comum. 

    Como a mente humana é uma coisa extremamente complexa e ampla, dentro de seu estudo existem diferentes vertentes de visão e abordagem, que vêm com técnicas e objetivos diferentes. Alguns exemplos são: Psicologia do Desenvolvimento - que estuda as fases da vida e suas características específicas; a Psicologia Cognitiva - que estuda aspectos da mente como a atenção, memória, linguagem etc, ligando-os aos fatores externos que os influenciam; a Psicologia Humanista - que é baseada em como a pessoa vivencia sua existência e entende sua experiência interna e individualmente; entre muitas outras abordagens.

     O que "as psicologias" têm em comum, é que todas elas estão voltadas ao processos conscientes da mente - aquilo que sabemos sobre nós mesmos e conseguimos falar a respeito.


O divã de Freud, criador da Psicanálise, em Londres.


        A diferença é que a Psicanálise está focada nos processos inconscientes da mente, ou seja, tudo que está por trás do que falamos, fazemos e sentimos, e fazer com que eles se tornem conscientes para o sujeito. Por exemplo, quando o paciente está muito ansioso, deprimido, com alguma fobia (o que chamamos de sintomas) ou até com alguma doença orgânica e não sabe muito bem o motivo que o levou a ficar assim, o psicanalista o ajuda a descobrir o que está ligado ao sintoma, quais são os verdadeiros sentimentos e idéias que vêm junto com ele. Assim, o paciente toma consciência de partes dele que nem ele mesmo conhecia, e passa a compreender as coisas que estão acontecendo em sua vida de forma mais efetiva. Neste processo, o sintoma vai se desfazendo, pois vai perdendo o sentido de sua existência para o sujeito.
        Para que isso seja possível, a Psicanálise tem uma teoria enorme sobre o funcionamento do inconsciente e uma técnica específica de trabalho, que é a "associação livre " de idéias, ou seja, o paciente deita no divã (de preferência) e fala sobre tudo que está passando em sua mente, sem prejulgamentos ou filtro e, então, vão sendo feitas associações entre as coisas que estão sendo ditas, para que assim se possa chegar ao objetivo principal: o auto-conhecimento. Somente assim é possível haver a cura do sintoma.

        O importante é escolher aquilo que faz mais sentido e funciona melhor pra você.



*** Siga o novo perfil @peacecologia no Instagram!***

.

2 comentários:

ci disse...

Parabéns Ló pela volta do blog!!!! Sempre tive essa duvida!!

Loren Chermann disse...

Obrigada Ci!!! Que bom q vc gostou!!