quinta-feira, 19 de maio de 2011

Tudo Por Você

   Uma palavra que, na minha opinião, deveria ser retirada do dicionário é altruísmo. Nenhum ser humano é capaz de realizar ou dizer algo a alguém sem pensar em si próprio. Antes de discordar, leia o que vem a seguir.
   Uma coisa que todos nós queremos em comum, é reconhecimento. Seja no trabalho, nos estudos, com os amigos ou com a família, onde certamente é o núcleo de tudo, estamos sempre buscando uma palavra ou um gesto que nos diga que estamos indo bem ou que fizemos algo bom. E então, nos vem aquela sensação de bem estar e segurança para seguir adiante, firmes e fortes. Ficamos frustrados quando isso não acontece.
   Portanto, quando digo que o altruísmo simplesmente não existe, não quero que pensem que somos maus ou extremamente egoístas - não é disso que se trata. O que quero dizer é que não fazemos as coisas pensando só e simplesmente no prazer ou felicidade dos outros, mas sim também em nosso próprio bem estar ao fazê-lo. Mesmo uma generosa doação a uma creche, tem seu desejo pelo sentimento de "eu sou do bem" e isso nos faz bem. Tanto é, que existem os que doam e os que não doam. Cada um busca um sentimento.
   Quando dizemos algo legal ou bonito para alguém, queremos, no fundo, que este alguém reconheça e demonstre algum tipo de agradecimento, mesmo sutilmente. Se realizamos uma obra super interessante, queremos mostrar àquelas pessoas específicas que irão de alguma forma a apreciar. Até aí, normal. Os que chamam a atenção são aqueles que sempre fazem as coisas esperando coisas de volta, como se estivessem fazendo favores o tempo todo. Isso sim é ruim.
   Mas, ainda sim, o que mais fere os meus ouvidos, é quando alguém diz que tomou alguma atitude, mostrando sofrimento, por outra pessoa. Isso não é verdade. Estou falando de frases como: "Não posso sair de casa, para não deixar meu pais", "Não peço o divórcio por causa dos meus filhos" ou "Eu menti para não magoá-la". Por trás dessas frases há insegurança e medo de assumir certas responsabilidades de grande peso, que causariam mudanças que achamos não estarmos prontos para enfrentar.
   A verdade é que está em nossas mãos conquistar aquilo que queremos, independente do que os outros pensam ou sentem em relação a isso. Buscamos  nossa própria felicidade sempre, o que é bom, acredite! Não temos o controle dos sentimentos dos outros e sim dos nossos.
   A próxima vez que disser algo desse tipo, pense no que isso representa para você, por trás do que representa para o outro.

Um comentário:

Ricardo Papa disse...

Otimo conteúdo loren! Congrats pelo blog!