quarta-feira, 4 de agosto de 2010

E Essa Ansiedade Que Não Passa?!?



Alguns bebem, outros comem, outros fumam. A ansiedade está por todo lado. Em cada olhar aflito, em cada unha roída, em cada tremedeira e nas batidas rápidas do coração. Geralmente, ela não é das melhores sensações a se ter, mas, acreditem se quiser, ela tem seu lado bom.
Para podermos entender o que é ansiedade na psicanálise, precisamos saber que uma das coisas que rege o nosso psiquismo é o chamado Princípio de Prazer. É simples: a mente tenta sempre buscar o prazer e evitar o desprazer e, para isso, utiliza diversos mecanismos. Agora sim, vamos à origem.
Existem duas situações às quais a ansiedade se relaciona: situações traumáticas e situações de perigo.
Podemos dizer que as situações traumáticas são aquelas em que a psique recebe uma quantidade muito grande de estímulos e não consegue descarregá-los nem dominá-los, desenvolvendo então a ansiedade. Um exemplo clássico: o bebê com fome na ausência da mãe - ele não consegue obter prazer sozinho, satisfazer seu desejo de alimentar-se, então, sua mente é invadida por estímulos que não são nem descarregados nem dominados.
As situações de perigo se dão ainda antes disso. É quando agimos com ansiedade a fim de antecipar o início de uma situação traumática e evitá-la antes mesmo que ela se torne traumática, o que pode ser chamado de "ansiedade de alarme". No caso do bebê, a ausência da mãe cria uma ansiedade por ser uma situação de perigo pois, se ele tiver fome e ela não estiver presente, isso se tornará uma situação traumática.
Ou seja, o Ego sempre reage com ansiedade diante de uma situação de perigo para evitar situações traumáticas pois, assim, gera menos desprazer à psique.
A ansiedade serve como uma força para o Ego dominar as pulsões ("instintos").
Portanto, há uma grande importância dessa emoção na vida psíquica de uma pessoa. Se não nos sentíssemos aterrorizados com nada, não iríamos sobreviver.

8 comentários:

FASHION'S CHAMBER disse...

to adorandoooo o blogggg

congraaaatsss!!!

sucesso mocinhaaa

bjaoooo

Babi

Priscilla Oliveira disse...

A ansiedade pode ser positiva e necessária em certa medida. Mas estamos vivendo um excesso de ansiedade, até porque tb há um excesso de medo e uma busca por prazer desmedida, ambos como reações à estímulos colocados na nossa cabeça quando assistimos ou lemos o jornal, quando ouvimos uma história do assalto do vizinho, quando vemos que roubaram mais um milhão na política, quando mais uma calota polar derrete, enfim, vivemos o estímulo do medo, que reage buscando o estímulo do prazer forte, intendo, rápido e objetivo por favor! Então, rever esse ciclo e participar mais ativamente das nossas próprias sensações e decisões, buscar compreender porque tanta ansiedade e tanto desespero pode trazer calma. Ufa! hahaha Parabéns pelo blog! To achando beeeem legal!!! Bjo Pri

Los Tres disse...

Olá, seu blog é fantastico, nós tambem estudamos psicologia e gostaria que adicionasse nosso blog em sua lista, dá uma olhada lá e por favor critique.

www.lostresiano.blogspot.com

Pablo disse...

mesmo quando o Caos reina e, impõe sua ditadura de angustias...eu só preciso de um cigarro...rs


Muito bom o blog! Acho que rola de vc apresentar um seminário eim!

bj!

Pablo disse...

mesmo quando o Caos reina e, impõe sua ditadura de angustias...eu só preciso de um cigarro...rs


Muito bom o blog! Acho que rola de vc apresentar um seminário eim!

bj!

Pablo disse...

mesmo quando o Caos reina e, impõe sua ditadura de angustias...eu só preciso de um cigarro...rs


Muito bom o blog! Acho que rola de vc apresentar um seminário eim!

bj!

Caio Mendes disse...

Parabéns... Foi uma excelente postagem. Divulgue o Blog para as galeras de faculdades, um exemplo é o pessoal do IESB que estão em um centro de referência. Vale a pena maior intereção entre as classes.

Natasha Pó disse...

Eu sou a rainha da ansiedade!!!!! Não tem Fluoxetina que dê jeito!!!! É chocolate e cigarro o dia todinho!!! Rs