quarta-feira, 28 de julho de 2010

Relaxa, é psicológico!



Freud
    Quando sentimos alguma dor ou sensação estranha no corpo e não encontramos justificativas concretas para explicá-las, costumamos ouvir de alguém ou pensar: "é psicológico!".  Pode ser, mas isso não significa que esta dor não seja real. Ela é tão real quanto qualquer outro tipo de dor e tem até um nome próprio: psicogênica, ou seja, tem origem exclusivamente psíquica.
    Isto significa que quando há um conflito em nossa mente com o qual não conseguimos lidar ou não somos capazes de resolver num dado momento, a psique usa seus mecanismos de defesa para suportar essa angústia, que muitas vezes é inconsciente. Uma das formas de defesa é mandar este conteúdo para o corpo, formando um sintoma. Parece que não, mas nossa mente sempre acha mais fácil lidar com algo conhecido como, no caso, uma dor.
    Mesmo quando vamos cheios de reclamações ao médico tentar descobrir o que há de errado com a saúde e, até depois de exames feitos, ele nos diz que não temos nada. Esse "nada" está repleto de significado para a psicologia e, principalmente, para uma vertente que se chama Psicossomática - ou seja, psico=mente/alma e soma=corpo - que consiste na ciência que integra medicina e psicologia para estudar os efeitos de fatores psicológicos sobre processos orgânicos do corpo.
    Mente, corpo, alma, espírito...qualquer que seja o nome que se dê, está tudo conectado dentro de um só corpo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem escrirto!!!
até indiquei o texto pra minha mãe , pois acredito que as vezes temos essa dor de que é psicológico mesmo, mas precisamos de ajuda para curar né!!!

muito bom,
parabéns,

mariana

Loren Chermann disse...

obrigada mariana!!!
que bom q vc gostou!!
volte sempre! =)

beijos

acessoriosbebe disse...

Ló,

Realmente vc escreve muito bem!!!
Impressionante! Parabéns!
Beijos,
Michous